Ensino Fundamental
   Ar
   Água
   Meio Ambiente
   Unidade de Medida
   Matéria e Energia
   Ligações Químicas
   Misturas
   Reações Químicas
   Quím. Inorgânica
   Radioatividade
  Mais [+]
 Ensino Médio
   Química Geral
   Modelos Atômicos
   Tabela Periódica
   Ligação Química
   Reações Químicas
   Estequiometria
   Soluções
   Termoquímica
   Cinética Química
   Isomeria
   Reações Orgânicas
  Mais [+]
 História da Química
 Biografias

 Laifis de Química
 Área dos Professores
 Fórmulas e dicas
 Dicionário de Química
 Vídeos

 Jogos On-line
 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line

 Química no cotidiano
 Curiosidades
 O que o Químico faz?
 Indicação de livros
 Fale conosco

 
Busca Geral

 

BOHR

Niels Henrik David Bohr nasceu em Copenhague, na Dinamarca, no dia 07 de outubro de 1885. Foi um importante f√≠sico que estudou a estrutura at√īmica e a f√≠sica qu√Ęntica.
Seu pai, Cristian Bohr era professor e sua mãe era de família judaica.
Quando era estudante, participou de uma promoção da Academia de Ciências de Copenhague. Quem conseguisse resolver um determinado problema cientifcio, ganhava um prêmio. Bohr fez uma investigação teórica e experimental sobre a tensão superficial provocada pela oscilação de jatos fluídos no laboratório de seu pai. Ganhou o prêmio, que era uma medalha de ouro e seu trabalho foi publicado em 1908, em Transaction of the Royal Society.
Em 1911, licenciou-se e trabalhou com os cientistas Joseph John Thonsom e Ernet Rutherford, na Inglaterra.
Realizou trabalhos sobre a absor√ß√£o de raios alfa publicado na Philophical Magazine, em 1913. A partir deste momento, come√ßou a dedicar-se √† estrutura at√īmica baseando-se nos trabalhos sobre n√ļcleo at√īmico de Rutherford.
Neste mesmo ano, casou-se com Margreth Norlund e mais tarde teve seis filhos. 
Estudando o √°tomo de hidrog√™nio, conseguiu formular um novo modelo at√īmico. Sua teoria foi aceita e aos 28 anos de idade, Bohr j√° era um f√≠sico muito conhecido e com uma carreira brilhante.
De 1914 a 1916 foi professor de Física teórica na Universidade de Vitoria, em Manchester. Em Copenhague foi nomeado diretor do Instituto de Física Teórica no ano de 1920.
Em 1922, recebeu o Pr√™mio Nobel de F√≠sica. Escreveu o livro ‚ÄúThe Theory of Spectra and Atomic Constitution‚ÄĚ.
Estudou ainda, o princ√≠pio da correspond√™ncia, estrutura de √°tomos complexos, radia√ß√Ķes X, varia√ß√Ķes progressivas das propriedades qu√≠micas dos elementos e n√ļcleo at√īmico.
Estudou tamb√©m fen√īmenos como a fiss√£o do ur√Ęnio. Encontrou-se na Filad√©lfia com Albert Einstein e Fermi para disctir sobre o assunto.
Em 1933, com seu aluno Wheeler, Bohr aprofundou a teoria da fiss√£o nuclear. Previram a exist√™ncia de um novo elemento qu√≠mico, que mais tarde seria o plut√īnio.
Na Quinta Confer√™ncia de F√≠sica Te√≥rica, em 1937, defendeu o trabalho de L. Meitner e Otto R. Frish em Washington, EUA. Tamb√©m sobre a fiss√£o do ur√Ęnio. Seus trabalhos sobre a ‚Äúeoria da gota‚ÄĚ foram publicados em uma revista.
Em 1934, refugiou-se nos Estados Unidos porque os nazistas haviam ocupado a Dinamarca. Na Am√©rica, foi consultor do laborat√≥rio de energia at√īmica de Los Alamos. Neste laborat√≥rio, alguns cientista iniciavam a constru√ß√£o de uma bomba at√īmica.
Bohr, sabendo da gravidade que era a constru√ß√£o de uma bomba at√īmica, dirigiu-se a chefes de estados como Churchill e Roosevelt. Por√©m, em 1945, a primeira bomba explodiu em Alamogordo. Em agosto do mesmo ano, a bomba at√īmica explodiu no Jap√£o, nas cidades de Hiroshima e tr√™s dias depois em Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1945, ap√≥s o fim da guerra, retorna √† Dinamarca e √© eleito presidente da Academia de Ci√™ncias. Em 1950, escreve a ‚ÄúCarta Aberta‚ÄĚ √†s Na√ß√Ķes Unidas e em 1957 recebe o Pr√™mio √Ātomos para a Paz. Dirige, tamb√©m o Instituto de F√≠sica Te√≥rica, que mais tarde come√ßou a ser chamado de Instituto Niels Bohr.
Em sua homenagem, o elemento químico 107 recebeu o nome de bóhrio (Bh).
Bohr morreu vítima de trombose, aos 77 anos, em 18 de novembro de 1962.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 SóQ. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.