Ensino Fundamental
   Ar
   Água
   Meio Ambiente
   Unidade de Medida
   Matéria e Energia
   Ligações Químicas
   Misturas
   Reações Químicas
   Quím. Inorgânica
   Radioatividade
  Mais [+]
 Ensino Médio
   Química Geral
   Modelos Atômicos
   Tabela Periódica
   Ligação Química
   Reações Químicas
   Estequiometria
   Soluções
   Termoquímica
   Cinética Química
   Isomeria
   Reações Orgânicas
  Mais [+]
 História da Química
 Biografias

 Laifis de Química
 Área dos Professores
 Fórmulas e dicas
 Dicionário de Química
 Vídeos

 Jogos On-line
 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line

 Química no cotidiano
 Curiosidades
 O que o Químico faz?
 Indicação de livros
 Fale conosco

 
Busca Geral

 

JOHN DALTON

John Dalton nasceu em 6 de setembro de 1766, em Englesfield, na Inglaterra. Foi um importante químico inglês que desenvolveu uma teoria atômica. Sua vida foi dedicada ao ensino e à pesquisa.
Dalton era filho de Joseph Dalton e Deborah Greenup. Tinha dois irmãos, Jonathan e Mary. Recebeu seus primeiros ensinamentos de seu pai e de um professor, John Fletcher. Recebeu alguma instrução na área da matemática e ciências de um parente distante, Elihu Robinson. Em 1781, ele tornou-se assistente de seu primo George Bewley em uma escola em Kendal. Lecionava junto com seu irmão numa escola em Englesfield. Ficou no cargo até ser transferido para York em 1799 quando realmente se tornou professor.

Em 1787 começou a anotar suas observações meteorológicas. Durou quinze anos e ao total foram feitas mais de 200.00 observações. As anotações foram publicadas em 1793. Neste livro houve alguns trabalhos sobre gases e a partir dele também, originaram algumas idéias fundamentais da química.

Em Manchester, ensinava matemática. Realizou a maioria das suas pesquisas. Como celibatário, Dalton morou durante 26 anos com o reverendo Willians Johns. Juntou-se à Sociedade Literária e Filosófica. Fez algumas descobertas sobre a constituição dos gases, evaporação, expansão do calor, meteorologia e vapores.

Suas experiências adicionais conduziram à Teoria Atômica, a mais conhecida até hoje. Dalton fez uma tabela com pesos atômicos com base em cálculos matemáticos e química.

Mais tarde, foi presidente da Sociedade Literária e Filosófica. Continuou com suas pesquisas por muito tempo.

Em 1825, recebeu a medalha da Sociedade Real pelo seu trabalho sobre a Teoria Atômica. É conhecido pela Lei de Dalton, Leis das Pressões Parciais e pelo Daltonismo. Dalton não conseguia distinguir algumas cores, por isso fez o estudo desta doença, que recebeu o seu nome, Daltonismo.

John Dalton morreu em 27 de julho de 1844, na cidade de Manchester.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 SóQ. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.