Você está em Ensino fundamental > Água

Água e vida

A água é uma substância essencial para a vida dos organismos na Terra. É encontrada em grandes quantidades em todos os seres vivos. No corpo humano, 71% do nosso peso é água.

Existe 85% de água no nosso sangue, 80% no cérebro, 70% na pele e 30% nos nossos ossos. Nos vegetais, a quantidade de água é maior. Veja a tabela a seguir.

VEGETAL

QUANTIDADE EM % DE ÁGUA

COUVE

90

CENOURA

88

MAÇÃ

84

MILHO/FEIJÃO

15

TOMATE

95

ALFACE

94

MORANGO

89

BATATA

77

É na água que ocorrem as transformações porque as substâncias estão dissolvidas nela, no nosso corpo. A água é quem transporta e distribui o sangue para o resto do corpo.

Perdemos água através da urina, suor, fezes e expiração. Toda água eliminada fará falta mais tarde para o nosso organismo, por isso a importância de repor esta água e a importância de sentirmos sede. Um adulto deve tomar cerca de 2,5L de água por dia.

PERDA DE ÁGUA DIARIAMENTE (EM MÉDIA)

PERDA DIÁRIA

QUANTIDADE EM cm³

URINA

1250

SUOR

650

EXPIRAÇÃO

500

FEZES

100

TOTAL

2500 cm³ = 2,5L

Se a quantidade de água que tomamos não compensa a quantidade perdida, então o organismo fica desidratado, causando danos à saúde.

A quantidade de água que perdemos depende de organismo para organismo, de cada ambiente ou situação. Em dias quentes perdemos mais água do que em dias frios. Quem pratica mais atividades físicas perde mais água do quem fica parado.

Nas plantas, as raízes retiram do solo a seiva bruta que é uma solução de água e sais minerais. Nas folhas, essa seiva realiza a fotossíntese. Fotossíntese é o fenômeno que ocorre na presença de luz, onde a planta transforma o gás carbônico (CO2) e a água em glicose e oxigênio.

Ainda nas folhas, as substâncias formadas a partir da fotossíntese, se juntam com a água formando a seiva elaborada. A seiva elaborada retorna para as outras partes da planta. É armazenada na forma de amido e celulose.

Utilidades da água no dia a dia

- Uso doméstico:

  • Beber (consumo humano)
  • Banhos e higiene pessoal
  • Descarga de vasos sanitários e limpeza doméstica

- Uso industrial:

  • Fabricação de bebidas
  • Fabricação de remédios
  • Fabricação de perfumes e cosméticos

- Navegação e transporte:

  • Turistas para passeios
  • Pequenas e grandes cargas
  • Passageiros em trânsito
  • Transatlânticos
  • Navios petroleiros

 

Energia Elétrica

A energia elétrica que vem das usinas hidrelétricas é resultante da força da água. As usinas hidrelétricas usam a energia da água em movimento para obter energia elétrica. Para construir uma barragem é preciso represar a água de um rio.

A água represada é canalizada e conduzida com alta velocidade para as turbinas (rodas de metal com palhetas) que começa a girar. Esse movimento é transmitido para outra peça, o gerador, transformando a energia da água em energia elétrica.

No Brasil, há várias usinas hidrelétricas, dentre elas uma das maiores do mundo: Itaipu, no Paraná. O Rio São Francisco, aqui no Brasil, também é usado para fornecer energia elétrica. Ao longo do seu curso há as usinas de Três Marias, Paulo Afonso, Itaparica, Moxotó e Sobradinho.

Não são todos os países que tem volumosos rios e com queda d´ água, como o Brasil. Apenas alguns países tem grande potencial hidrelétrico, como: EUA, Rússia, China e Canadá.

  

Como referenciar: "Utilidades da água" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 21/07/2018 às 12:31. Disponível na Internet em http://soq.com.br/conteudos/ef/agua/p7.php