Ensino Fundamental
   Ar
   Água
   Meio Ambiente
   Unidade de Medida
   Matéria e Energia
   Ligações Químicas
   Misturas
   Reações Químicas
   Quím. Inorgânica
   Radioatividade
  Mais [+]
 Ensino Médio
   Química Geral
   Modelos Atômicos
   Tabela Periódica
   Ligação Química
   Reações Químicas
   Estequiometria
   Soluções
   Termoquímica
   Cinética Química
   Isomeria
   Reações Orgânicas
  Mais [+]
 História da Química
 Biografias

 Laifis de Química
 Área dos Professores
 Fórmulas e dicas
 Dicionário de Química
 Vídeos

 Jogos On-line
 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Simulados On-line

 Química no cotidiano
 Curiosidades
 O que o Químico faz?
 Indicação de livros
 Fale conosco

 
Busca Geral

 

ALOTROPIA

Alotropia √© a propriedade que alguns elementos qu√≠micos t√™m de formar uma ou mais subst√Ęncias simples diferentes.
São alótropos: carbono, oxigênio, fósforo e enxofre.

O carbono possui dois alótropos: o diamante e o grafite.
Essas duas subst√Ęncias parecem n√£o ter nada em comum. O grafite √© um s√≥lido macio e cinzento, com fraco brilho met√°lico, conduz bem a eletricidade e calor e tem densidade 2,25g/mL. O diamante √© s√≥lido duro (o mais duro de todos), tem brilho adamantino, n√£o conduz eletricidade nem calor e tem densidade 3,51g/mL. Mas as duas t√™m em comum a mesma composi√ß√£o qu√≠mica expressa pela f√≥rmula Cn, sendo n um n√ļmero muito grande e indeterminado.
A principal diferen√ßa est√° no arranjo cristalino dos √°tomos de carbono. No grafite formam-se hex√°gonos. Cada √°tomo de carbono √© ligado a apenas tr√™s outros √°tomos de carbono, em l√Ęminas planas, fracamente atra√≠das umas pelas outras. No diamante, cada √°tomo de carbono est√° ligado a quatro outros √°tomos tamb√©m de carbono.





O oxig√™nio tem dois al√≥tropos, formando duas subst√Ęncias simples: o g√°s oxig√™nio (O2) e o g√°s oz√īnio (O3).
O gás oxigênio é incolor e inodoro. Faz parte da atmosfera e é indispensável à vida dos seres aeróbicos. As plantas o devolvem para a atmosfera ao realizar a fotossíntese.
O g√°s oz√īnio √© um g√°s azulado de cheiro forte e desagrad√°vel. Como agente bactericida, ele √© usado na purifica√ß√£o da √°gua nos chamados ozonizadores. O oz√īnio est√° presente na estratosfera, a mais ou menos 20Km a 30Km da superf√≠cie da terrestre. Ele forma uma camada que absorve parte dos raios ultravioletas (UV) do Sol, impedindo que eles se tornem prejudiciais aos organismos vivos.


G√ĀS OXIG√äNIO

G√ĀS OZ√ĒNIO

O fósforo tem duas formas alotrópicas principais: o fósforo branco e o fósforo vermelho.

O f√≥sforo branco (P4) √© um s√≥lido branco com aspecto igual ao da cera. √Č muito reativo, tem densidade igual a 1,82g/mL e se funde a uma temperatura de 44¬įC e ferve a 280¬įC. Se aquecermos a 300¬įC na aus√™ncia de ar ele se transforma em f√≥sforo vermelho, que √© mais est√°vel (menos reativo).
O f√≥sforo vermelho √© um p√≥ vermelho-escuro, amorfo (que n√£o tem estrutura cristalina). Tem densidade igual a 2,38g/mL, ponto de fus√£o 590¬įC. Cada gr√£o de p√≥ desta subst√Ęncia √© formado por milh√Ķes de mol√©culas P4, unidas umas √†s outras originando uma mol√©cula gigante ( P‚ąě).

O enxofre possui dois al√≥tropos principais: o enxofre ortorr√īmbico ou simplesmente r√īmbico e o enxofre monoc√≠clico. As duas formas s√£o formadas por mol√©culas em forma de anel com oito √°tomos de enxofre (S8). A diferen√ßa est√° no arranjo molecular no espa√ßo. Produzem cristais diferentes.
Os cristais r√īmbicos t√™m densidade 2,08g/mL e seu ponto de fus√£o √© 112,8¬įC. Os monoc√≠clicos t√™m densidade igual a 1,96g/mL e o ponto de fus√£o √© 119,2¬įC.
Ambos al√≥tropos do enxofre fervem a uma temperatura de 445¬įC. √Č um p√≥ amarelo, inodoro, insol√ļvel em √°gua e muito sol√ļvel em sulfeto de carbono (CS2).

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 SóQ. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.