Descubra como o INSS está revolucionando o atendimento ao público com serviços online e remotos!

INSS moderniza atendimento com serviços online e remotos – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal que recebe a maior demanda por parte da população brasileira. Seus serviços se relacionam ao pedido e concessão de benefícios previdenciários, recursos administrativos, esclarecimento de dúvidas e outras questões de direito dos cidadãos.

Modernização dos serviços online do INSS

previdencia social
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Com a ampliação dos serviços oferecidos, o INSS precisou se empenhar em oferecer todos os serviços no modelo remoto e online. Segundo o diretor do Dataprev, “Se desdobrando desses acessos a gente tem 19 milhões de interações com o chatbot do INSS, acumulando aí, desde que ele foi implantado, em torno de 3 milhões por mês de operações”.

Para isso, foram criados a Central de Atendimento pelo número 135 e o portal Meu INSS, pelo site e pelo aplicativo disponível para Android e iOS. E foi preciso contar com o apoio da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).

Atualmente, o INSS oferece mais de 90 serviços através dos canais remotos, e o aplicativo possui cerca de 38 milhões de acessos por mês. A modernização dos serviços online do INSS vem ocorrendo desde 2017 e foi estimulada pelo aumento da preferência dos cidadãos pelo uso do aplicativo e do site Meu INSS, bem como outros canais remotos, ao invés de recorrer ao atendimento presencial.

Aperfeiçoamento do atendimento remoto

Anteriormente, o atendimento presencial do INSS funcionava coletando todos os dados referentes ao segurado, formando um requerimento e, ao final, um número de protocolo. Esse requerimento e protocolo eram usados por especialistas do INSS para analisar o pedido e, então, ser concluído com o resultado final, seja de concessão ou recusa.

Com o aperfeiçoamento do atendimento remoto em 2018, o processo começa a partir de um requerimento gerado pela plataforma online. Em seguida, o pedido é enviado para a análise dos técnicos e, posteriormente, encaminhado para a tomada de decisão.

Ações da Dataprev para facilitar e agilizar o atendimento

Recentemente, o diretor de Relacionamento e Negócio da Dataprev, Alan do Nascimento Santos, apresentou as ações necessárias para facilitar e agilizar o atendimento ao público no painel “Atualização da Dataprev no Reconhecimento automático de Direitos do INSS”.

Essas ações visam melhorar o reconhecimento automático dos direitos dos segurados do INSS, aprimorar os serviços de tecnologia da informação e promover a integração entre os sistemas de dados do INSS e da Dataprev.

A modernização dos serviços online do INSS e a parceria com a Dataprev são importantes para tornar o atendimento mais eficiente, rápido e seguro, beneficiando a população brasileira e os servidores do INSS.

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